Regulamento PRÊMIO SAS - DESFILE DE COSPLAY 2016

2.11.16




REGULAMENTO:
O presente regulamento objetiva-se a proporcionar o bom andamento do prêmio de Cosplay, assegurando a igualdade de condições a todos os participantes inscritos.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. O prêmio é aberto para qualquer pessoa acima de cinco anos presente no evento, desde que dentro das regras do prêmio;
1.2. A apresentação do prêmio será Individual em Desfile;
1.3. São considerados válidos os cosplays de personagens originados de qualquer tipo de mídia desenhada, fotografada ou filmada, não importando a origem étnica do mesmo, desde que o personagem seja de acesso público;
1.4. Serão desclassificados personagens originários de fanzines e fóruns, blogs, assim como cosplays originais, visuais, cosplays de pessoas reais (excluindo-se personagens ou representações baseados em pessoas, em mídia oficial, unicamente em caráter de ficção. Só serão aceitas apresentações baseadas na respectiva obra de ficção);
1.4.1. Personagens genéricos, como Ninjas genéricos, Shinigamis genéricos, Akatsukis genéricos, entre outros, poderão se apresentar, porém não terão nota;
1.4.2. Personagens de classes genéricas que possuem visual único representativo da classe em universo que não possua qualquer personagem relevante com mesmo visual ou que possa confundi-lo com um são válidos, ainda que não tenham individualidade de caráter como personagens, como, por exemplo: Storm Troopers, classes de Ragnarok Online, etc;
1.5. É vetada a participação de membros da comissão organizadora, juízes, coordenadores e staffs do evento que estejam ligados ao prêmio, sendo permitida a participação de convidados (como palestrantes, professores de workshops) e vendedores terceirizados;
1.6. É permitida a participação e representação de personagem de mídia adulta, desde que esteja de acordo com todos os critérios deste corpo de regras;
1.7. O participante que não colaborar com o bom andamento do prêmio, conforme a gravidade da infração poderá ter sua participação suspensa durante o período de um ano em todos os prêmios que forem organizados;
1.7.1. Entende-se por não colaboração: causar atraso durante o prêmio, descumprir as regras do prêmio e evento, não apresentar documentos ou informações solicitadas pela organização, ter atitude desrespeitosa e ou imoral durante o evento, desrespeitar staffs e coordenadores em suas funções, entre outras atitudes que atrapalhem o bom andamento do prêmio ou evento;
1.8. Ao assinar a ficha de inscrição, os participantes declaram estar de pleno acordo com as regras do prêmio, e devem preencher de forma completa todos os campos solicitados antes de entregar;
1.9. Uma vez inscritos no prêmio, os cosplayers cedem os direitos de todas as suas imagens e sons (vídeo e fotografias) relacionados ao prêmio e evento;
1.9.1. Como caráter publicitário e jornalístico, as imagens do prêmio serão utilizadas em diversas formas de mídia, como programas televisivos, websites, jornais e revistas. Não haverá compensação financeira pela cessão das imagens para fins promocionais e de divulgação.

2. CATEGORIA DO PRÊMIO
2.1. Individual - Desfile: Na categoria Desfile, individual, o participante se preocupa apenas em mostrar sua roupa (cosplay) para os juízes, subindo ao palco e andando pelos lugares designados, fazendo uma breve pausa em frente à plateia e aos juízes para ser avaliado. 
2.2. O cosplayer pode subir ao palco para encenar algo que seu personagem faz ou faria durante a série, baseando-se inteiramente em seu universo de origem e reproduzindo traços de personalidade como postura, falas e poses características;
2.3.  Os participantes são livres para usar a criatividade e fazer algo que seu personagem não faria normalmente (exemplos: Ash, do anime Pokémon, admitindo a derrota e montando um pet shop, ou ainda sobre o que ele faria num mundo alternativo onde as lutas entre pokémons são proibidas).

3. INSCRIÇÕES:
3.1 As inscrições deverão ser feitas antes do início do prêmio, online pelo site do evento (gamedaysenai.blogspot.com) ou durante o evento 3º Game Day Senai 2016, no stand do SENAI, até o  12 de novembro de 2016  e encerram-se meia hora antes do início do prêmio (encerramento inscrições às 13h30).
3.2. Somente serão consideradas válidas as inscrições feitas com letra legível e contendo todas as informações solicitadas na ficha, inclusive os dados pessoais do participante (nome completo, RG, data de nascimento, cidade e e-mail);
3.2.1. Nas inscrições, os participantes deverão definir, ao preencher a ficha;
3.2.2. Deve constar na ficha de inscrição, também, um resumo da apresentação que será feita, bem como descrição de materiais e cenários que serão usados no palco;
3.3. O cosplayer poderá participar na categoria Individual – desfile;
3.4. Material de referência (imagens e informações referentes aos personagens que serão interpretados) poderá ser usado, e este deve ser entregue junto com a inscrição;
3.5. A organização permite que o áudio da apresentação seja ao vivo (exemplo apresentação com cantoria), porém não se responsabiliza por eventuais falhas e/ou problemas com microfones e afins;
3.6. Os participantes do prêmio não poderão utilizar trilha. Será utilizada apenas o som ambiente da organização;
3.7. Os participantes irão receber no ato de sua inscrição o número de ordem de sua apresentação que estará na sua ficha de inscrição, e o cosplayer é responsável por estar na fila 15 minutos antes do início do prêmio;
3.7.1. Os cosplayers organizados em fila deverão manter-se nela até o momento de sua apresentação. Caso saiam do local estipulado pelo responsável, poderão ser desclassificados;
3.8. O número máximo de participantes será de Categoria Individual - desfile:
25 (vinte e cinco) pessoas;

4. APRESENTAÇÃO
4.1. Os participantes inscritos no prêmio deverão comparecer no local indicado para apresentação com antecedência de no mínimo 15 minutos do horário anunciado para início das apresentações, e manterem-se na fila conforme ordem de inscrição;
4.2. As apresentações seguirão ordem do número de inscrição, e cada candidato será chamado pelo nome para sua apresentação. Caso o participante não compareça no momento, o mesmo será automaticamente movido para o final da lista para uma segunda chamada, e poderá sofrer penalidade na nota caso a justificativa do atraso não for aceitável para a coordenação;
4.2.1. O não-comparecimento do participante na segunda chamada para a apresentação implicará em sua desclassificação no prêmio corrente;
4.3. O participante que for desclassificado por WO (ausência) não poderá se inscrever novamente no ano seguinte sem a devida justificativa por escrito para a coordenação do prêmio;
4.4. Caso o participante desista de se apresentar, deve informar antecipadamente à organização do prêmio;
4.5. Os cosplayers devem entrar e sair do palco pelos lados indicados no dia, assim como interagir com os equipamentos de palco da maneira como forem instruídos;
4.6. Os participantes terão 01:30 (um minuto e trinta segundos) para suas apresentações. 
4.6.1. O participante que possui cenário terão 30 (trinta) segundos para montagem e 30 (trinta) segundos para desmontagem do cenário antes e após a apresentação, intransferíveis;
4.6.2. O cosplayer que extrapolar o tempo permitido na apresentação receberá penalidade na nota final, que poderá variar conforme o tempo extrapolado;
4.7. Materiais de efeitos podem ser usados, desde que sejam secos. Não será permitido o uso de líquidos ou materiais viscosos. Também não será permitido o uso de acessórios ou objetos que possam colocar em risco a integridade física dos cosplayers, do público e/ou dos jurados, tais como: fogos, explosivos, armas de corte, armas brancas, armas de fogo, abrasivos, corrosivos, tinturas tóxicas, solventes, extintores, entre outras substâncias nocivas;
4.7.1. O porte destes objetos dará ao evento a autoridade da barrar os visitantes na entrada e recolher o mesmo;
4.7.2. É proibido o uso de qualquer banner ou faixa durante as apresentações no palco divulgando algum site ou empresa sem autorização do evento;
4.7.3. O evento não disponibilizará tomada ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco;
4.8. É terminantemente proibido pular e jogar objetos de qualquer natureza para fora do palco;
4.9. Todo e qualquer material que os cosplayers trouxerem e utilizarem em sua apresentação deverá ser recolhido pelos mesmos ao término da apresentação, incluindo materiais descartáveis ou artifícios que causam qualquer tipo de sujeira ou poluição no ambiente;
4.10. Para todos os efeitos, valerá o tempo cronometrado pela comissão organizadora, não valendo cronometragem de terceiros e/ou outras formas de apuração;
4.11. Entende-se como início da performance o momento em que a música ambiente começa a tocar ou o momento em que o cosplayer fizer um sinal previamente acordado com a organização (caso a performance não comece com música);
4.12. Entende-se como fim da performance o momento em que a trilha sonora acaba e os cosplayers agradecem;
4.13. Cada participante só pode subir ao palco com um staff pessoal, se precisar, e este deve usar camiseta predominantemente preta. Deve ser informada a utilização do staff no momento da inscrição do cosplayer;
4.13.1. A atuação do staff particular deve ser limitada e coerente. Os juízes serão instruídos a observar e reportar abusos, ocasionando em desclassificação. Exemplo: manipulação de marionetes ou fantoches, interpretação de segundo personagem etc.;
4.14. Não será permitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pendurados, pregados, colados ou fixados no teto e/ou chão. Os cenários e acessórios devem ser de fácil manuseio e transporte;
4.15. O evento e coordenação do prêmio não se responsabilizarão por eventuais acidentes que ocorram durante as apresentações;
4.16. A interação com a plateia e os apresentadores do prêmio não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não cause ofensas, constrangimentos, nem exceda o tempo estipulado para a apresentação ou atrapalhe o andamento do prêmio;
4.18. As apresentações serão assistidas por pessoas de todas as idades, de crianças a adultos. Por isso, é exigido dos participantes bom senso para a definição de suas apresentações;
4.19. Ofensas (palavrões), apelo sexual exagerado, posturas que não são características do personagem representado serão considerados pelos juízes como critério para a desclassificação imediata do mesmo;
4.20. Em caso de apresentação que fira as disposições criminais, como atentados ao pudor e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos;
4.21. Apresentações que receberem desclassificação imediata por violarem alguma das regras que prejudiquem o prêmio, pessoas ou evento poderão ser interrompidas, sem aviso prévio, e seus participantes não terão direito de nova apresentação;
4.22. A comissão organizadora do prêmio se reserva ao direito de, em qualquer momento, analisar e verificar a apresentação de cada participante. Caso considerem que algo dentro da apresentação possa descumprir qualquer uma das regras citadas, como oferecer risco aos participantes, à comissão, prestadores de serviço, jurados, convidados, público do evento e demais pessoas que estiverem no local da apresentação, poderão vetar a utilização de quaisquer materiais que considerem perigosos e/ou desclassificar o participante, não podendo referida decisão ser contestada;

5. JULGAMENTO
5.1. A banca julgadora que avaliará as apresentações será formada por 5 (cinco) jurados previamente cadastrados junto à organização do prêmio;
5.2. As notas serão dadas pelos jurados, e as médias entre elas serão as notas finais;
5.3. Os quesitos de julgamento para as apresentações serão “Performance” , “Cosplay” e ”Fidelidade”.
5.3.1. Performance: interpretação ou criatividade, impacto da apresentação, desenvoltura no palco, coerência, sincronia de movimentos e harmonia da apresentação;
5.3.2. Cosplay: acabamento da vestimenta e se é manufaturada e/ou customizada, similaridade aos trajes originais do personagem, riqueza de acessórios e detalhes. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas se ele dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa;
5.3.3. Fidelidade: fidelidade do cosplayer quanto a roupa e interpretação ao personagem;
5.5. As notas para os itens Performance, Cosplay e Fidelidade terão intervalos de 0,25 ponto numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo zero a nota mínima e dez a nota máxima;
5.6. Será considerado campeão o cosplayer que obtiver a maior nota na somatória de todos os critérios;
5.7. Em caso de empate na soma total dos pontos, será favorecido o cosplayer que tiver a maior média no quesito “Performance”;
5.7.1. Persistindo o empate, o próximo critério de desempate será a média de pontos em “Cosplay”;
5.7.2. Ainda persistindo o empate, a comissão organizadora decidirá quem será o campeão;
5.8. A decisão final da coordenação e jurados é irrefutável e inquestionável.

6. PREMIAÇÃO
6.1. A divulgação dos vencedores será feita junto à entrega dos prêmios no final do evento, no palco. Haverá premiação ao 1º colocado;
6.2. Os vencedores e resultados serão divulgados após o evento no site oficial;
6.3. O ganhador ganhará um kit prêmio, composto por diversos brindes do evento e dos estandes apoiadores, além do prestígio de ser ganhador e mídia espontânea.

7. OBSERVAÇÕES FINAIS
7.1 As regras são passíveis de mudanças sem aviso prévio, visando o melhor desenvolvimento do prêmio;
7.2. É responsabilidade dos organizadores do prêmio o cumprimento destas regras;
7.3. Os casos omissos no regulamento serão analisados pela comissão organizadora e a decisão será soberana e inquestionável.

Mais informações:


= INSCRIÇÃO (Go Game GO):
Faça sua inscrição na 4ª Semana da Animação SENAI 2016 e no 3º GAMEDAY SENAI 2016 abaixo. Link para inscrição do Prêmio Cosplay abaixo:
 
SAS 2016 © 2013 | Plantilla diseñada por Ciudad Blogger